No Roda Viva, ex-ministro do governo avalia atual momento da economia brasileira
O Roda Viva entrevista nesta segunda-feira (26) Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central nos dois governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A jornalista Denise Campos de Toledo quis que o ex-ministro fizesse uma avaliação do atual momento econômico do Brasil. Ele é bem direto e coloca a insegurança fiscal como o maior problema.
“Não há uma direção clara e também não tem uma âncora fiscal. O teto de gastos, por exemplo, é uma boa âncora, mas não é a única. Na Alemanha é outra coisa, porque há uma disciplina. É preciso ter uma âncora, algo que dê uma confiança para a economia”, diz.
O jornalista Alex Ribeiro chegou a interromper o convidado e falou sobre as criticas que Paulo Guedes fez sobre a criação do teto de gastos. Meirelles explica que, no período quando esteve no governo, o teto foi respeitado e por isso a âncora deu certo.
Leia também: “Havendo convite, eu vou analisar”, diz Meirelles sobre cargo em possível governo Lula
“O teto é sempre um: a inflação do ano anterior. Inclusive, a inflação, na época, era mais baixa. A inflação chegou a ficar abaixo do piso da meta. Lembre-se disso. Obedecemos o teto sem maiores problemas”, rebate.
Fonte: Cultura